02/09/2014

DIA NACIONAL DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA É COMEMORADO EM TRINDADE-PE.

Com iniciativa dos professores Alex Santana, Dal, Tatá, Pereira Leite, Cimá, Natana e vários outros, como também a participação de Academias, equipes de futsal e handball, escolas, grupo de karatê, etc, foi comemorado nesta segunda-feira, dia 1º de setembro, o Dia Nacional do Profissional de Educação Física, onde foi apresentado o
Projeto Movimentação, com o slogan "A boa orientação faz toda a diferença".

 As atividades físicas aconteceram na Avenida Central Prefeito Marcos Pereira Lima, de 18h00 às 22h30.

"Atividade física não é apenas uma das mais importantes chaves para um corpo saudável,ela é a base da atividade intelectual criativa e dinâmica."











1º de setembro - Dia Nacional do Profissional de Educação Física
http://dmcombr.s3.amazonaws.com/images/profile/avatar_10.jpg
DIÁRIO DA MANHÃ
SEBASTIÃO PEIXOTO MOURA

Em todo o território nacional, no dia 1º de Setembro, comemora-se o dia do profissional de educação física. A regulamentação da Profissão de Educação Física, bem como a criação do Conselho Federal e Conselhos Regionais de Educação Física, aconteceram no ano de 1998 (Lei federal nº 9696).
O processo da regulamentação e criação de um Conselho para a Profissão de Educação Física, teve início nos anos quarenta e a iniciativa partiu das Associações dos Professores de Educação Física – APEF´s, localizadas no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Juntas, em 1946, fundaram a Federação Brasileira das Associações de Professores de Educação Física (FBAPEF). 
Por anos, aconteceram debates, discussões em prol da regulamentação da profissão. Porém, no ano de 1984 em diante, iniciou de fato, ações concretas para a regulamentação da profissão. 
O profissional ultrapassou os limites da área de educação e esporte, e passou a trabalhar na área da saúde. Ganhou o reconhecimento da necessidade da atividade física para uma vida mais saudável.
Hoje, de norte a sul, leste a oeste, a profissão mobiliza milhares de profissionais que trabalham em diversas localidades: academias, escolas, condomínios, conselhos municipais, estaduais e outros locais e, com atuação em grupos ou individual – personal trainers, profissionais habilitados para desenvolverem programas exclusivos, de acordo com os objetivos demandados.
Na Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer, por exemplo, temos muitos profissionais da área de educação física atuando em importantes programas institucionais: Caminhando com Saúde, Vida Ativa, Lazer Itinerante (Ônibus Brincalhão), Draulas Vaz (Iniciação Esportiva); além de atuação em áreas administrativas e estratégicas – elaboração de projetos, organização de eventos, gestão das atividades na pasta e que desempenham suas atividades com comprometimento, zelo e seriedade.
O evidente a importância do profissional de educação física na promoção da saúde e prevenção de doenças através da prática regular e orientada de atividade física.
Esse artigo, também é um espaço apropriado à divulgação e promoção da saúde e educação para o autocuidado.  É importante lembrar que o cidadão deve passar por uma avaliação médica para ver se encontra apto para a atividade física para afastar possíveis riscos a saúde e a necessidade de acompanhamento de um profissional da área de educação física qualificado e habilitado.
Enfim, quero parabenizar os profissionais da educação física pelos 16 anos de profissão regulamentada, digo: um profissional importante, indispensável e responsável em levar à população orientações sobre a importância da atividade física na promoção da saúde e cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS