09/04/2012

E O "BODE" CAIU!

Depois de dois anos seguido na corda bamba, o Araripina não conseguiu permanecer na Série A1 do campeonato pernambucano. A derrota para o Salgueiro (2x1) neste domingo, 08/04, decretou matematicamente o rebaixamento incontestável do time.
 
Mesmo com vitória diante do Salgueiro o Araripina seria rebaixado em virtude da vitória do Belo Jardim em cima do Central.

A equipe sertaneja fez uma campanha medíocre. Em 21 jogos somou apenas 17 pontos (3 vitórias e 8 empates. Marcou 23 gols e sofreu 30. Não bateu em ninguém fora do Chapadão do Araripe e sofreu várias derrotas jogando no seu estádio. Assim fica difícil almejar alguma.

Culpados? Fica a critério de cada torcedor.

Eu acredito que seja falta de competência e afinidade do jogadores com o time e também a falta de planejamento antecipado.

A diretoria deveria, já que não é mais novata na competição, formar uma comissão técnica cujo comandnte permanecesse à frente do time pelo o menos a metade do campeonato, pois é quase impossível um treinador conhecer o elenco na segunda-feira e na quarta-feira já colocar o time em campo e ter a certeza de que ele vai ganhar três ou quatro jogos seguidos.

Pode até acontecer, mas esse técnico vai precisar de uma dose cavalar de sorte.

Eu sei que as condições financeiras do Araripina não são das melhores. Porém, é muito melhor aumentar o salário de um treinador do que contratar um que, como eu já falei, tem poucas horas para colocar o time em campo

Além da ajuda financeira da prefeitura de Araripina, o time tem vários patrocinaores (veja nas camisas) e uma média de público jogando no Chapadão do Araripe de 6 mil pessoas. Isso dá dinheiro ou não?

No início do campeonato ouvi de vários colegas que acompanham o "Bode" dizerem que o time era melhor do que o do ano passado e que a meta era ficar entre os quatro primeiros.

E era verdade.  Assisti vários jogos do Araripina pelo rádio e pela TV. O elenco era realmente muito bom. Só que os adversários tinham times melhores, ou pelo o menos mais organizados, e por isso escaparam da degola.

Não quero dizer com esses comentários que que queria ver o "Bode" ser rebaixado. Muito pelo contrário. Fico triste e lamentando bastante esse fato. Pois quem perdeu mais fomos nós: os sertanejos araripeanos, que diante de tanta miséria e descaso com o futebol da região, o Araripina trazia alegria e lazer nas tardes de domingo, quando muitos torcedores se deslocavam até o Chapadão do Araripe e torciam pelo time de sua preferência.

Ví muitos colegas trindadenses desejando o rebaixamento do "Bode". Quando indagados sobre o porque de tal atitude, eles respondiam: é porque se fosse Trindade, os araripinenses jamais torciam por nós.

Não é bem por aí. Assim como os araripinenses, nem todos os ipubienses, ouricurienses, bodocoenses... não iriam torcer por Trindade. Mas tenho certeza que um grande número de pessoas nos dariam apoio, assim como faremos se o Ramalat voltar à segunda divisão, ou qualquer outra cidade da região que passar ao profissionalismo terão o nosso apoio.

Nós trindadenses deveríamos ficar mais tristes ainda do que o restante dos araripeanos, já que o estádio "O Chicão", em Trindade-PE, Brasil, não acontece um jogo importante desde o dia 05 de junho de 2011 (final do campeonato alusivo ao ano de 2010).

Os grandes times da cidade não fazem um amistoso sequer. A seleção municipal está inativa desde muito tempo. Os únicos times da cidade que estão em atividade são: o Santos Trindade e Vila Real (estão disputando a Copa TV Grande Rio de Futsal), o Veteranos Trindade e o Batalhão Uniformizado que ainda fazem alguns amistosos para não travar as pernas.

E o restante da população que curte uma "pelada", como fica?
 
Trindade conta altualmente com duas quadras e um estádio razoavelmente bons. Porém, as competições são escassas. De um certo tempo pra cá, virou hábito campeonato ano sim, ano não. Futsal? Nem fale.

E os jovens treinam, treinam e não chegam a lugar nenhum. É como tivessem numa esteira ergométrica: correm, correm e não saem do lugar.

Vem aí os jogos escolares municipais. Esse tem que acontecer. Faz parte do calendário escolar da Secretaria de Educação e é obrigatório a sua realização anual pelo o município.

Voltando ao Araripina

Ainda resta um fio de esperança para o "Bode do Araripe". Em 2013, será realizado a Copa Nordeste, e tudo indica que o campeonato pernambucano seja disputado por catorze equipes. Se isso for confirmado pela Federação Pernambucana de Futebol - FPF, dois times serão convidados para compor a Série A1. E deverão ser América e Araripina, que foram rebaixados este ano.

Gostaria muito que isso acontecesse, pois com a volta do Araripina à primeira divisão, volta também os juniors, onde ainda temos um representante, o garoto Doge, sobrinho do árbitro trindadense Ivan. E quem sabe se Dyego Trindade e Roni voltam a brilhar no Chapadão?

Vamos aguardar.

Força "Bode". Força Doge.


Logo após o final do campeonato pernambucano de juniors, será publicado neste Blog um resumo completo da campanha da categoria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS